Como Eliminar o Vírus Chikungunya – Mosquito da Dengue

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Como Eliminar o Vírus Chikungunya - Mosquito da DengueA doença viral Chikungunya é transmitida ao ser humano pela picada do mosquito fêmea Aedes Aegypti infectado. Seus sintomas são muito parecidos com os da dengue, como febre, mal estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, cansaço. Uma grande diferença entre o Chikungunya e a Dengue são as dores nas articulações, que causa inflamações, vermelhidão e calor local. Em alguns indivíduos, as dores nas articulações podem permanecer por meses ou até anos após a contaminação.

O mosquito Aedes Aegypti é mais ativo durante o amanhecer e ao fim da tarde, mas pode picar a qualquer hora do dia.

Os sintomas do Vírus Chikungunya podem incluir:

  • Febre
  • Artralgia (dor nas articulações)
  • Myalgia (dor de músculo)
  • Dor De Cabeça
  • Náusea
  • Vômitos
  • Fadiga
  • Erupções Subcutâneas

Estes sintomas são breves na maioria dos casos, demorando alguns dias para desaparecerem, mas em alguns casos podem se estender por semanas.

Como Eliminar o Vírus Chikungunya – Mosquito da Dengue

Infelizmente ainda não foi criado uma forma eficaz de combater o mosquito da dengue que também é o transmissor do vírus Chikungunya, portanto a melhor forma de evitar a contaminação é pela prevenção.

Elimine o acúmulo de água parada
O mosquito Aedes Aegypti bota seus ovos em águas limpas e paradas, não necessariamente potável, por isso é importante eliminar de sua propriedade, qualquer coisa que possa servir de criador, como é o caso de pneus velhos, garrafas, potes plásticos, caixa d’água aberta, entre outros.

Cuide dos Vasos de plantas
– Plantas com pratos de água são ambientes perfeitos para as larvas do mosquito da dengue. Uma forma de evitar que eles se procriem ali é adicionando areia ao prato, que absorve a água e conserva a umidade.

vaso com areia para evitar o vírus Chikungunya

Preste atenção nos Ralos
– Ralos de cozinha e banheiro com depósito de água que não são utilizados frequentemente, também podem virar criadouros, portanto é importante checá-los e caso seja necessário, que seja fechado ou seja adicionado uma tela para evitar a entrada do mosquito.

Instale Telas de proteção
– As telas nas portas e janelas também podem ajudar a prevenir a contaminação, além de aliviar o stress das picadas dos mosquitos de uma forma geral.

tela de proteção contra mosquito

Use Repelentes
– O uso de repelentes também é uma forma adicional de proteger você e sua família, no entanto, esteja consciente de que isso é apenas uma forma paliativa de conter o mosquito fora de sua casa.

Limpe Lagos e piscinas
– Se você tem em sua casa lagos sem peixes ou piscinas deve prestar atenção a manutenção e limpeza, que deve ser periódica para evitar a procriação do mosquito.

Seja consciente com o lixo
– Tampas, potes de plástico e até sacos de lixo podem acumular água e virarem criadouros do mosquito, portanto, tenha consciência de jogar seu lixo nos locais corretos e de forma consciente.

Gostou destas dicas sobre Como Eliminar o Vírus Chikungunya – Mosquito da Dengue? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre o Vírus Chikungunya? Então deixe um comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *