Dica para capturar e Matar o Mosquito da Dengue

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

AEDES AEGYPTI ou (MOSQUITO DA DENGUE) o vilão dos períodos chuvosos, inseto que é predominante de regiões tropicais e subtropicais,  e o principal vetor na transmissão do vírus que transmite a dengue, doença virulenta que tem como hospedeiro o homem e outros primatas, mais somente no homem e que manifesta a doença, que tem um período de incubação aproximada de sete dias, o vírus da dengue originou-se em primatas do sudeste asiático mais precisamente  na península da MALASIA, e foi o crescimento populacional que fez com que a doença se prolifera-se, pois os seres humanos invadiam as regiões onde antes eram somente habitadas pelos primatas que já estavam infectado, porem sem apresentarem ou terem desenvolvidos a doença, assim os mosquitos infectavam os primatas com vírus ancestrais e ao mesmo tempo infectavam os humanos, que após alguns anos sofreram mutações, que hoje originaram os vírus que correm hoje no BRASIL e no mundo.

Vale dizer que somente as fêmeas e que picam o seres de sangue quente, homem e animais, mais não é a picada da fêmea do mosquito que transmite a doença e sim suas fezes que ao sugar o sangue de uma vitima põe suas fezes ao lado da picada e a pessoa ao sentir a picada coça jogando as fezes infectadas para dentro da corrente sanguínea,   lembrando que a fêmea necessita do sangue para fertilizar seus ovos.

DICA DE ARMADILHA PARA CAPTURAR E ELIMINAR quaisquer tipos  pernilongos e mosquitos da dengue e insetos alados ecologicamente, conforme a invenção do professor MAULORI CABRAL da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Você necessitara dos seguintes materiais para construir sua MOSQUITÉRICA genérica.

Uma garrafa pet de 2 litros  azul ou verde vazia.
Um micro tule ou filó ( conhecido também como véu de noiva) de qualquer cor o mais fino possível.
Fita isolante.
Lixa grossa.
Alguns grãos triturados pode ser qualquer um (arroz, alpiste, ou milho) ou ração para gatos, ração de cão não serve, não funciona.

1. Corte a garrafa em duas partes , onde a garrafa tem divisa de um de um funil.

2. Tire a tampa da garrafa com cuidado para não quebrar o lacre que será usado como presilha de segurança do micro tule.

3. Coloque o tule na boca da garrafa colocando também a presilha  para segurar o tule na boca da garrafa, (lacre) da tampa.

4. Lixe a parte interna da boca  do funil da garrafa, ate torna-lo completamente áspero e fosco.

5.Coloque os grãos ou ração para gatos no fundo da garrafa, junte o funil de boca com o tule para baixo na garrafa cortada, use a fita isolante para unir e vedar as duas partes da garrafa.

6. Faça uma marca com um pedaço de fita isolante  para marcar o nível de agua na Mosquitérica , com as duas partes já unidas, identificando o intervalo de altura que vai da boca do copo ate o fundo fosco da tampa.( essa marca também delimitará o espaço de ar que ficará acima da agua, entre as duas peças da MOSQUITERICÁ, como você viu nos vídeos anexos.

7. Encha a parte do copo com agua ate o nível, já com os alimentos ( grãos triturados ou ração para gatos no máximo 4 grãos ou ração para gatos).

8. Coloque a armadilha montada em local fresco e longe da luminosidade e onde  não vente muito, verifique durante a semana a altura da coluna de agua, se estiver abaixo do nível , complete-a ate o nível mais alto , para que os ovos que possivelmente forem depositados pela fêmea possam ter contato com a agua e eclodam, e em poucos dias já será possível visualizar os primeiros estágios das larvas que crescerão passando assim sucessivamente aos estágios 2,3,4, ate se transformarem em pupas, que se transformarão na forma alada  do mosquito.

9. para ter certeza que estes insetos capturados são realmente os mosquitos da dengue , basta por o foco de uma lanterna junto a mosquitéria, se as larvas fugirem da luminosidade, são realmente o AEDES AEGYPDI.

 

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *