Controle da Proliferaçao de Pombos

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

A mais nova praga do mundo, os pombos. No BRASIL existem três  espécies, a COLUMBA PALUMBUS (pombo torcaz), COLUMBA OENAS ( pombo bravo) e COLUMBA LIVIA ( pombo das rochas),todos da família COLUMBIDAE,  são aves exóticas e que tem origem nas pombas das rochas e são de originarias do continente europeu, e  foram trazidas para o BRASIL no século 16, e se adaptaram muito bem, devido a facilidade de encontrar alimento e abrigo nos grandes centros urbanos, no entrando hoje são declaradas como verdadeiras pragas e propagadoras de doenças ao ser humano, tais como SALMONELOSE, PSITACOSE, CRIPTOCOCOSE, TOXOPLASMOSE, além das doenças podem infestar nossas casas com piolhos, ácaros e pulgas, que também transmitem doenças  graves.

Estes animais no nosso clima e em boas condições de alimentação, põem  de 1 a 2 ovos por ninhada e podem ter 5 ninhadas durante ao ano, sua alimentação preferencialmente e por grãos, sementes, mais não são exigentes, comem restos de alimentos nos lixos.

Os gaviões são os predadores naturais dos pombos mais devido, a pouca população de gaviões  nas cidades e mesmo nos campos, o número de pombos tende a subir substancialmente , mesmo porque o período de vida de um pombo nos centros urbanos e de 3 a 7 anos de vida e no campo pode chegar a 15 anos.

Para prevenir que este hospede indesejável finque moradia em sua residência, tome as seguintes precauções.

Não alimente os pombos.
Vede com telas bordas e falhas entre os telhados e lajes, para impedir acesso dos pombos.
Tampe lixeira.
Limpe quintais e se você tiver criação de galinhas patos e outras aves, alimente-as em determinados horários para que os pombos não roubem a alimentação das suas aves.
Em fazendas e chácaras, acondicione em local fechado grãos e sementes, sempre em tambores lacrados.

Alguns modos de controle  dos pombos com produtos químicos como  anti-concepcionais, o ORNITOL um produto importado, que consiste em inibir a reprodução dos pombos, trata-se de um esterelizante químico que pulveriza-se sobre sementes de milho ou outro tipo de cereal que sirva de alimentação pará os pombos, que impedirá a formação da gema do ovo, servindo também na espermatogênese.

Este método de controle deve ser utilizado pelo período médio de 2 anos para que complete o ciclo de vida dos pombos, ou ate que haja a completa erradicação das aves.

Mais há uma desvantagem neste método, pois os pássaros da região que por ventura se alimentarem dos grãos tratados pelo contraceptivo também serão afetados  pelo remédio.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *