Dedetizar Caramujos com Oleo NEEN

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

ACHATINA FULICA ou caramujo africano, é um molusco gastrópode, tem a concha espiral cônica, tem coloraçoes que variam  do castanho ao arroxeado, tem o corpo cinza escuro e podem chegar a medir  20 centímetros e a 500 gramas de peso, este molusco e originário das regiões leste e nordeste da AFRICA , e foi introduzido no brasil ilegalmente  por volta da decada de 1980, para ser cultivado e comercializado como substituto do caro HELIX ASPERSA ou escargot, mais logo após a introdução do ACHATINA FULICA verificou-se que o gosto do molusco africano era muito forte e os criadores não tendo um retorno econômico aceitável,  resolveram desfazer-se dos animais, liberando-os  em jardins, lotes vagos e jogando-os em lixo, de forma errônea, pois deveriam ser incinerados, para nao provocar o que hoje vemos,  como uma verdadeira praga no meio ambiente brasileiro.

O caramujo ACHATINA FULICA e um animal hermafrodita, possui no mesmo corpo os órgãos sexuais, tanto o masculino quanto o feminino, na fase adulta após um ano do nascimento ele começa a procriar, colocando ate 600 ovos ao mes e o período de incubação leva 15 dias, estes animais se desenvolvem-se bem em regiões de clima quente e úmido, como em nossas matas e próximo de rios, lagos, alagados, córregos com pouca correnteza,  hortas, jardins, plantações e armazens  de grãos, possui uma resistência a seca e ao frio.

No ambiente aberto estes caramujos costumam se alimentar de folhas verdes, vegetais, legumes, frutas e tudo de origem vegetal em decomposição.

Estes animais são animais terrestres , e gostam de viver em areas muito úmidas e de pouca luminosidade, por isso em épocas de muitas chuvas, há o aparecimento de grande quantidade de caramujos.

O caramujo africano transmite varios tipos de doenças, entre elas a BIOMPHALARIA TENAGOPHILA, B. GLABRATA e B.STRAMINEA, que podem transmitir a esquistossomose,outra doenças transmitida pelo caramujo é o ANGIOSTRONGYTUS COSTARICENSIS, que o o causador da angiostrongilíase abdominal, esta doença pode causar a morte por perfuração intestinal, peritonite e hemorragia abdominal e os sintomas são dor abdominal, febre persistente, falta de apetite e vomito,  a simples manipulação desses caramujos vivos podem causar ao ser humano a contaminação, pois os tipos de microorganismos encontrados nos caramujos estão em sua secreção e são  perigosos.

Para fazer o controle e combate ao caramujo africano deve-se tomar as seguintes ações verificar cantos dos muros , paredes onde a pouca luminosidade e haja muita umidade e os lugares que possam haver acumulo de galhos retos de folhas, madeiras, telhas, tijolos e resto de construção, retirar e deixar seu quintal limpo, quando houver grande infestação do molusco, providenciar luvas e proceder na catação de cada caramujo, e ficar sempre alerta para não entrar em contato com a secreção do animal, acondicionar os caramujos capturados e proceder a incineração  do mesmo, casa não haja a possibilidade de incineração, proceder da seguinte forma, furar um buraco  no chão de 80 centímetros de profundidade longe de cisternas, poços artesianos ou nascentes, jogar uma pá de cal e jogar os caramujos e jogar outra pá de cal sobre os mesmos e depois enterra-los com terra, jamais descarta-los em lixo comum, após estes procedimentos retire as luvas e lave bem as mãos.

Para poder capturar os caramujos  basta fazer algumas iscas atrativas, que irao facilitar a catação do mesmo, fazer  uma mistura de farelo de trigo com cerveja irá atrai-los, cascas de frutas e legumes embebidos em leite.

PARA o combate eficaz contra o caramujo o ÓLEO de NEEN pulverizado sobre os locais onde possivelmente haja infestação do molusco e em plantas onde o molusco busca alimentar-se, pois o óleo de NEEN  tem ação repelente, acarícida, bactericida, fungicida, repelente e inseticida, por ser um óleo natural não  causa danos a plantas e animais de sangue quente, podendo ser pulverizado em todo seu quintal.

 

 

LEMBRETE: não deixar crianças, animais domésticos em contato com o caramujo, sempre usar luvas quando for manipular o molusco, ao pulverizar a aréa com óleo de NEEN usar sempre luvas e mascaras e siga sempre as orientações dos fabricantes.

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. ruy fernandes pereira

    onde posso encontrar esse oleo neen?

  2. SR RUY

    SR ENCONTRA O OLEO DE NEEN EM CASA ESPECIALIZADAS AGROPECUARIAS PET SHOP, E EM CASA ESPECIALIZADAS EM VENDAS DE AROMÁTICOS. DESDE JÁ AGRADECEMOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *