Eliminar Lesmas com Ferramol

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

LEHMANNIA VALENTIANA ou vulgarmente conhecida como LESMA, este molusco de médio porte medindo aproximadamente 48 a 75 MM de comprimento, tem a coloração parda na região dorsal e no mato, clareando para os lados, tem o aspecto aquoso e gelatinoso vivem em jardins e pequenas plantações, e plantas ornamentais.

Estes moluscos além de causar grandes destruições nas lavouras,  jardins e pequenas plantações, podem transmitir graves doenças como a ANGIOSTRONGYLUS / ANGIOSTRONGILÍASE, que é um parasita de ratos infectados que eliminam em suas fezes , e seguindo o ciclo as lesmas e os caramujos se alimentam destas fezes se infectando, e o parasita matura-se dentro dos seus hospedeiros lesmas e caramujos, e não se tornam vermes adultos, somente os vermes se tornam adultos quando o ciclo de vida do parasita  completa-se quando os ratos infectados comem as lesmas e caramujos infectados , e assim os vermes imaturos tornam-se adultos, são dois tipos de parasitas que estes moluscos transmitem, o A Cantonensis que provoca a MENIGITE EOSINOFÍLICA, e o A.COSTARICENSIS, que causa a doença abdominal.

A doença abdominal assemelha-se aos sintomas da apendicite, apresentando maior incidência em crianças, os sintomas são dor abdominal, febre, anorexia, rigidez abdominal, dor ao exame retal.

A forma neurológica é a mais comum  caracterizada por dor de cabeça, rigidez de nuca e paralisia facial momentânea que ocorre em apenas 5 por cento dos pacientes, febre baixa.

A transmissão ocorre quando alimentos mal cozidos infectados ou verduras e outros produtos alimentares mal lavados e já infectados por lesmas e ou caramujos.

Para prevenir o contato e a provável contaminação, devemos lavar bem verduras e legumes em solução de vinagre uma parte para um litro de agua deixar em repouso por ate trinta minutos, alimentos aquáticos e alguns legumes cozer de 5 a dez minutos, a alta temperatura mata as larvas, vegetais com presença de lesmas devem ser destruídos.

Existe no mercado um produto eficaz de baixa toxicidade, a animais domésticos e não causam contaminação ao meio ambiente, o FERRAMOL ( encontrado em casas especializadas, e casas agropecuárias), é uma mistura de aditivos que atraem as lesmas e os caracóis com fosfato de ferro, como ingrediente ativo, na concentração de 10 gr e também é usado como ingrediente em fertilizantes  o que e natural para o meio ambiente.

O FERRAMOL, é uma isca atrativa de moluscos, que ingerem em pequenas quantidades, mais o suficiente para paralisar de forma completa a sua alimentação, e após ingerir o FERRAMOL, os moluscos começam a morrer a partir do terceiro dia, o FERRAMOL e uma isca muito resistente a umidade e chuvas torrenciais, e sua formulação absorve água e incha e assim que as temperaturas se elevem o FERRAMOL volta a secar transferindo a umidade para o sol.

A utilização do FERRAMOL e simples, após a a certificação da infestação do molusco, a aplicação pode ser feita manualmente direto da embalagem ou com a utilização de equipamento de aplicação para fertilizantes granulados, o solo deve estar úmido não encharcado, e sim úmido, e a aplicação deve ser feita durante os finais de tarde, pois os moluscos alimentam-se durante a noite.

O FERRAMOL deve ser aplicado nos locais infestados, e ser feita aplicação em quatro vezes, para certificação da eliminação desta praga.

OBSERVAÇÃO: seguir sempre as recomendações de segurança dos fabricantes, usar luvas e mascaras quando da aplicação dos produtos, acondicionar em local seco e seguro e longe do contato de crianças e animais domésticos.

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. obrigada pela esplicaçao nao estava aquentando ve lesmas em casa

  2. Agradeço a orientação. De repente começaram a aparecer lesmas dentro de casa e estou preocupada. Providenciarei o veneno.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *