Como Combater a Aranha Armadeira

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Como Combater a Aranha Armadeira

PHONEUTRIA NIGRIVENTER ou aranha armadeira, pertencem a família CTENIDAE , tem cor cinza ou pode chegar a cor castanho escura , possui no corpo e pernas pelos curtos, medem cerca de 3,5 cm e podem chegar a 17 cm quando adultas, são aranhas extremamente agressivas e territoriais, tem ferrões negros de onde  se expelem o veneno e em frente a sua boca ficam orlados por pelos de cor avermelhada com aparecia de fogo, bem assustador, essas matadoras tem uma visão noturna  e crepuscular excelente.

Sua atividade de caça e maior ao entardecer  e a noite quando o clima fica mais ameno, sua alimentação consiste de grilos, gafanhotos, vaga-lumes, besouros, e outras aranhas menores, baratas e outros insetos.

Na procura por alimentação, costumam invadir jardins casas, garagens , lavanderias e locais escuros com umidade, abrigando-se do calor , geralmente dentro de residências elas se escondem atrás de armários, cortinas e até em roupas e sapatos, e são nestes esconderijos que acontecem os acidentes com elas pois se sentindo ameaçadas desferem a picada  muito dolorosa.

Geralmente as picadas em pessoas adultas resultam apenas em uma intensa dor no local, descrita como ardor, queimação, e pode-se irradiar para todo o membro afetado pela picada, e nestes  casos  ocorrem náuseas, taquicardia e agitação.

Em casos moderados, os sintomas são agitação sonolência taquicardia vômitos, náuseas, taquipneia, salivação excessiva, sudorese, tremores, e em casos mais graves que na maior partes da vezes ocorrem em crianças, as manifestações já descritas nos casos moderados mais intenso lacrimejamento, hipertensão, espasmos musculares e sialorréia, e nestes casos o socorro deve ser imediato com aplicação de anestésico no local ou troncular, e a internação do paciente para monitoração das funções vitais  e aplicação do soro antibotrópica e antiaracnideo a aplicação deve ser feita por médicos 5 a 10 ampolas por paciente.

Para não deparar-se com este aracnídeo, basta seguir algumas dicas , tais como deixar sempre limpos jardins, garagens e a residência, evitando acúmulo de materiais como lenha, tijolos, telhas, pedras para evitar o alojamento  e a proliferação de gafanhotos escorpiões e outros insetos que são a base alimentar da ARMADEIRA, manejo adequado do lixo, vedação das soleiras das portas para evitar a entrada destes insetos, são algumas das medidas de prevenção de acidentes com aranhas e escorpiões.

Devido ao seu tamanho e ao seu modo de vida solitária é fácil o seu combate e seu controle, inseticidas encontrados em casas especializadas são uma das armas contra as ARMADEIRAS, mais temos uma dica caseira que também funciona contra este animal, 500 ml de álcool e 500 ml de óleo mineral, junte os dois e pulverize em batentes e frestas, ou diretamente na aranha.

Gostou destas dicas sobre Como Combater a Aranha Armadeira? Ainda tem dúvidas ou sugestões para afastar esta praga? Então deixe um comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

9 Comments

  1. marcelo chaves barduco

    muito bom o site pois pode ajudar a combater um animal de dificil combate pois os produtos existentes no mercado são ineficientes.
    um amigo que vive na bahia em lauro de freitas tem serios problemas com umtipo de aracnideo. nao sei ao certo qual a aranha em questão.
    disse a ele para capturar um exemplar e procurar uma empresa seria para fazer o combate adequado.
    nao sei se naquela regiao existem empresas serias como aqui em são paulo..fazer o que?
    bem na falta de uma solução mais imediata sugeri um casal de galinhas d’angola pois essas sim acabam com qualquer aranha.
    obrigado pelas orientações do site.

  2. Os gatos tambem matao aranhas sao otimos casadores de tudo. mas para afastar esse animais vasta limpar a area a volta da casa e de vez em quando queimar peneu o cheio de peneu afasta qualquer animal e cobras principalmente. eu estou de ia para o brasil sou portugues e so de pensar nessas aranhas ate mete medo porque aqui em portugal nao ha animais desses. 🙂

  3. eu estudei essas 3 aranhas do brasil perigosas. e evitar andar descalso antes de calsas e vestir primeiro sacudir, manter a casa e o sitio onde dormes limpo e eu de preferencia prefiro um gato em minha casa e a minha beira onde dormo os gatos conseguem ver a noite como as armadeiras e o gato e um animal muito atento mesmo quando esta a dormir pois se o gato presente um animal tipo aranha vai matala porque os gatos comecam logo a brincar com o bicho porque achao graça

  4. Howdy! I basically would like to give a huge thumbs up for the good data you’ve got here on this post. I will probably be coming once again to your weblog for far more soon. aacaeecckdgk

  5. Rattling great visual appeal on this web site, I’d value it 10. gcfbekedecde

  6. Diga a esse Daniel Almeida que se em Portugal não tem esse tipo de animal então que ele fique por lá mesmo. Aqui temos muitos animais como esse e também como outros. Herança que Portugal nos deixou desde o descobrimento…

  7. Olá, por favor, esse óleo mineral para misturar com álcool e matar dessas aranhas é do mesmo tipo usado para motores?

  8. Rita Albuquerque

    Oi Boa noite, estou apavorada..pois desde ontem à noite me deparei com uma aranha enorme na minha casa, ela tem todas as características dessa aranha armadeira, muito veloz percorreu a casa toda, hoje tentei matá-la, mas percebi que é agressiva e ao borrifar o inseticida SBP nela..a mesma parecia que ia voar em cima de mim..fiquei muito assustada, como devo proceder para eliminá-la? Qual seria o veneno mais indicado? Me ajudem por favor..porque hoje vai ser mais uma noite em claro.. Obrigada pela atenção.

  9. COMO QUALQUER OUTRO SER VIVO,GATOS TAMBÉM SÃO PICADOS POR ARANHAS,E MORREM POR ISSO DE UMA MANEIRA MUITO TRISTE,JÁ VI ISTO ACONTECER,ANTES DE ACHAR GRAÇA EM COLOCAR GATOS P ESPANTAR AS ARANHAS,COLOQUE INSETICIDAS ESPECÍFICOS QUE SÃO MARAVILHOSOS RESOLVEM BEM O PROBLEMA E NÃO COLOCA OS POBRES EM RISCO DE VIDA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *