Como Combater Carrapatos

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

AMBLYOMMA CAJANNENSE nome cientifico do carrapato estrela, este inseto hematófago que parece ser inofensivo, é uma ameaça real a saúde  humana e animal, pois ele alem  de picar e sugar o sangue  humano transmite para o homem a febre maculosa e doença de lyme, mas para que o ser humano seja realmente infectado pelo carrapato, o mesmo deve ter picado e permanecido 4 horas aderido na pele do animal e outras 4 horas também aderido a pele do humano, para que ele transmita a RICKETTSIA RCKETTSII que é uma bactéria presente na carrapato estrela e em certos tipos de piolhos e pulgas.

Quando o carrapato pica, ele injeta um anestésico que é comum em sua saliva para que a vitima não sinta dor e ele consiga permanecer sugando o sangue da vitima, e é neste momento que o inseto transmite a bactéria que se tornara a febre maculosa.

Nos animais os carrapatos trazem grandes problemas, enquanto se alimentam do seu sangue, nos animais, causam coceiras, perda de apetite e anemia, mais em todos os animais ele pode transmitir a babesiose e a erliquiose, conhecida dos veterinários como  doenças do carrapato, o ciclo de vida do carrapato e variável conforme a especie, e possuem três fases, larva, ninfa, adulto, onde cada femeá colocara de 200 a 3000 ovos por dia, os carrapatos não ficam sempre fixados ao animal , eles saem para a postura de ovos, no ambiente em que o animal vive, saem poem seus ovos próximo ao abrigo do animal e vão para um local alto para encontrar e se alojar em outro  hospedeiro que por acaso esteja passando pelo local.

Para a prevenção e controle do carrapato, deixar limpos os locais onde os animais se abrigam,  e o uso de carrapaticidas, em cães os mais eficazes são ivermectina e a selamectina, e em animais de grande porte (cavalos,bois) os piretróidesfipronil , fipronix, bovitraz todos diluíveis em água e baixa toxidade, sendo que animais pequenos também podem ser tratados com eles

Lembrar que é contra-indicado o uso destes produtos nos filhotes e fêmeas que estiverem em período de lactação.

OBSERVAÇÃO seguir todas as orientações dos fabricantes,usar luvas e mascaras no manuseio de produtos tóxicos.

Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. se for picada por um carrapato desse da imagem (em cima) é muito grave , doença ?

  2. SRa BRUNA

    AMBLYOMMA CAJANNENSE nome cientifico do carrapato estrela, este inseto hematófago que parece ser inofensivo, é uma ameaça real a saúde humana e animal, pois ele alem de picar e sugar o sangue humano transmite para o homem a febre maculosa e doença de lyme, mas para que o ser humano seja realmente infectado pelo carrapato, o mesmo deve ter picado e permanecido 4 horas aderido na pele do animal e outras 4 horas também aderido a pele do humano, para que ele transmita a RICKETTSIA RCKETTSII que é uma bactéria presente na carrapato estrela e em certos tipos de piolhos e pulgas.
    A doença febre MACULOSA BRASILEIRA e uma doença que pode levar a morte mas ha tratamento e cura, caso realmente a senhora tenha duvida procure a unidade medica para fazer exames específicos.
    OS sintomas iniciais podem incluir, febre, nausea, vomitos, dor de cabeça intensa, dores musculares,falta de apetite, e se a doença evoluir outros sintomas mais agudos aparecem como, aparecimento de manchas vermelhas na pele dor abdominal severa, dores nas articulações, diarreia.

    A febre maculosa brasileira tem cura desde que o tratamento com antibióticos (tetraciclina e clorafenicol) seja introduzido nos primeiros dois ou três dias. O ideal é manter a medicação por dez a quatorze dias, mas logo nas primeiras doses o quadro começa a regredir e evolui para a cura total. Atraso no diagnóstico e, conseqüentemente, no início do tratamento pode provocar complicações graves, como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins e pulmões, das lesões vasculares e levar ao óbito.
    Visite nosso site
    http://dedetizacaodepragas.com
    desde ja agradecemos.

  3. janaina cristina fernandes

    boa noite eu qria saber o melhor remédio para dedetizar a casa etc…. e o cachorro tenho um cachorro e ele sofre muito com carrapatos já dei a vacina mas não adianta o vizinho não cuida do local

  4. maria helena froes

    quero saber se o produto charmdog mata os carrapatos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *