Como Controlar a Babesiose – Carrapato em Cães e Gatos

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Como Controlar a Babesiose - Carrapato em Cães e GatosRHIPICEPHALUS SANGUINEUS da família IXODIDAE ou conhecido vulgarmente como CARRAPATO-VERMELHO-DO-CAO  e ou  CARRAPATO MARROM, é o principal vetor  da doença BABEBIOSE que é uma doença  causada por um gênero de protozoário BABESIA SPP que parasita  as hemácias dos animais. A BABESIA CANIS  parasita vários tipos de animais de sangue quente, como cavalos, bois, cães, gatos e a transmissão se da através da saliva contaminada dos carrapatos.

No momento em que eles picam suas vitimas, injetam um anestésico que é comum em sua saliva, para que a vitima não sinta dor e ele consiga permanecer sugando o sangue do hospedeiro. É é neste instante que o inseto transmite o protozoário, que ao entrar em contato com a corrente sanguínea dos animais parasitam os GLÓBULOS VERMELHOS ( HEMACIAS),  causando a BABÉSIA.

Após a infecção, a incubação ocorre dentro de dois dias, e ou perdurando por ate quatro dias, logo os micro-organismos desaparecem da corrente sanguínea por um período de 14 dias, para então reaparecerem com a infestação dos parasitas de um número assustador e muito intenso.

Geralmente a infecção pela BABESIA CANIS não aparece imediatamente, em alguns casos os sintomas demoram meses para serem sentidos pelos animais,  que são FEBRE, ICTERICIA, FRAQUEZA, DEPRESSÃO, FALTA DE APETITE, MEMBRANAS MUCOSAS PÁLIDAS, AUMENTO DO BAÇO, e o animal fica apático, prostrado, sem apetite, por isso e sempre bom estar atento aos seus animais , pois só  e possível diagnosticar a doença na fase aguda.

O diagnostico da doença  se dá através de exames sanguíneo onde se observa a presença dos protozoários no interior da hemácias infectadas.

O tratamento e baseado no controle do parasita , para que haja uma resposta imediata, com varias drogas denominadas BABESICIDAS que são efetivas, sendo elas,  SULFATO DE QUINURONIO, ACETURATO DE DIMINAZENO, IMICARBALIDA, ISETIONATO DE FENAMIDINA, E DIPROPRIONATO DE IMIDOCARB, porém os mais indicados e que tem efeito menos ofensivo para o animal, são o ACETURATO DE DIMINAZEMO e DIPROPRIONATO DE IMIDOCARD.

ATENÇÃO: mantenha sempre o quintal  e onde os animais transitem sempre limpos, use carrapaticidas e lave sempre com creolina fersol onde os animais durmam e transitem, evite que seus animais circulem onde a mato e onde a possivelmente outros animais de rua.

SIGA SEMPRE AS ORIENTAÇÕES DOS VETERINÁRIOS E NÃO MEDIQUEM SEUS ANIMAIS POR CONTA PRÓPRIA.

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. USO CIPERMITRINA EM CONTROLE DOS CARRAPATOS EM DOSAGEM DE 50ML, DILUIDO EM 5L DE ÁGUA.
    é CORRETO A DOSAGEM OU ALMENTO?

  2. antonia carmen sanchez morales

    Boa tarde!
    Gostaria de saber sobre a doença do carrapato,pois perdi meu cãozinho basset, que estava com nove anos e nove meses, era um cão de dentro de casa,levei o ao veterinário e foi feito de tudo, porém dentro de uma semana morreu.O que quero saber é se poderia adquirir outro animalzinho, já de imediato,ou devo aguardar algum período para resguardar da doença. Pergunto: qual o período que deve ser e os cuidados que devo quando for adquirir outro cão.obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *