Dicas para Prevenção de Cupins

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas


Os cupins são insetos que trazem grandes prejuízos, e que infestam  casas comércios e Normalmente quando percebemos suas presenças, a destruição já vai longe, e a perda do móvel ou da estrutura de madeira já esta comprometida, mais os cupins não visam somente madeiras, mas também livros, papeis, papelão e tudo que tenha composição celulósica e até a própria árvore viva eles atacam, e em questão de anos já não haverá nada para se fazer.

Mas sempre temos que buscar algumas medidas preventivas para o combate controle ou dedetização dessa praga que assola silenciosamente nosso patrimônio.

Algumas medidas para prevenir os cupins são:

Evitar o acúmulo de madeiras, livros, caixas de papelão aglomerados e tudo que tenha derivados de madeira, em locais úmidos e que tenham pouca luminosidade.

Averiguar sempre batentes, rodapés, armários,  forros e estruturas de madeiras em geral.

Em casas e comércios sempre usar para acondicionamento de mercadorias, livros e papéis em estantes metálicas.

Manter sempre limpos e bem arejados locais onde são guardados os objetos que não são mais usados.

Usar sempre madeiras que são mais duras e que tenham em sua composição resinas anti- cupins como, peroba rosa, jacaranda, pau ferro, braúna, sucupira e copaíba.

Deixar livros, caixas e moveis afastados das paredes, em locais secos e com bastante luminosidade.

Ha formas de combater e controlar os cupins, sempre que possível passar vernizes que em sua composição possuam fungicidas orgânicos e ou sintéticos, usar cupinicidas que em sua base possam ser diluídos em água e que tenham ação residual, inseticidas cupinicidas sintéticos tais como, Penetrol, Pentox, Formiguil, Formilix e etc.

Em casos que não haja possibilidade de utilização destes inseticidas, há também alguns inseticidas caseiros como querosene com óleo diesel queimados que podem ser passados em rodapés, armários, e injetados nos locais infestados com certa eficácia pois o óleo diesel queimado é aglutinador residual.

OBSERVAÇÃO:
Siga sempre as orientações dos fabricantes, durante a manipulação use sempre luvas e máscaras  para sua segurança.

Adicionar a favoritos link permanente.

Um Comentário

  1. Cláudio Francisco Portalegre Trindade

    Óleo diesel queimado não existe. Ou existe? Não seria óleo lubrificante queimado?
    Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *