Como Matar Escorpiões com Inseticidas

No mundo existem algo aproximado de 1.400 espécies de escorpiões, até o momento catalogadas pelos aracnologistas, sendo que no Brasil existem cerca de 75 espécies espalhadas pelo País, este insetos podem ser encontrados tanto em cidades como  em fazendas.

Os escorpiões tem o habito noturno, pois durante a noite mais fresca e umida sai para caça sendo um predador carnívoro, alimenta-se de insetos como baratas, grilos , mariposas e outros, e durante o dia  esconde-se debaixo de tijolos, telhas, pedras, rachaduras em paredes, também por ser mais fresco eles procuram  abrigo em casa e por esse motivo que acontecem os acidentes com pessoas, os escorpiões podem viver vários meses sem água e alimento em seus esconderijos
Seu aparecimento é causado pela presença de outros insetos, como a barata , são sensíveis a qualquer tipo de  inseticida, desde que este inseticida a base de querosene seja pulverizado diretamente no escorpião, e é por esse motivo que torna-se a eliminação do inseto difícil, pois eles sempre estão escondidos, e o fato de o escorpião respirar o veneno a longa distância não o mata,  nem ele se alimentando de insetos mortos pelos inseticidas.

Portanto para a eliminação dos escorpiões passa pela conscientização,  limpar caixas de gorduras onde há presença de baratas e outros insetos, não deixar entulhos no quintal, eliminar telhas, tijolos velhos e tudo que possa servir de abrigo para o escorpião.

Seus principais predadores  são pássaros, lagartixas, galinhas d”angola, galinhas e alguns mamíferos insetívoros
A espécie do gênero tityus é a mais numerosa no país e a que tem o  maior o índice de acidentes no Brasil, o  estado de Minas Gerais, é onde se encontra a maior população de Tityus Serrulatus ( escorpião amarelo) e onde temos a maior incidência de acidentes no país.

Alguns inseticidas a base de querosene, são eficazes para matar o escorpião , desde que a aplicação seja direto no esconderijo ou no inseto tais como

PENETROL é um cupinicida a base de querosene e deltametrina potentes inseticidas de amplo espectro,  FORMILIXPK3 este ultimo tem que ser feita a diluição em querosene para maximização do veneno, todos tem ação residual prolongada.

OBSERVAÇÃO  siga sempre as orientações dos fabricantes, use luvas e mascaras no manuseio de produtos tóxicos

Bookmark the permalink.

35 Comments

  1. eu achei bom falar tiso e vou fazer iso que esta falando.

  2. Sobre Escorpiao,
    Gostaria de recebe em meu email sobre Escorpiao, pois vi um numa loja em Brasília e não conseguir matar com a vassoura. Pois ele conseguir se esconder.
    Célia
    Como acabar com os Escorpioes…
    Sera que tem mais de um nessa loja?
    atenciosamente

  3. temos em nosso blog algumas discas sobre como eliminar os escorpiões.

  4. acreditamos que nao!!!!

  5. SR André
    primeiramente
    Limpar periodicamente os terrenos baldios, próximos às residências; evitar o acúmulo de entulho, pilhas de tijolos, madeiras; não deixar lixo descoberto, procurar enterrá-lo ou ensacá-lo.
    Cuidar do jardim, aparando a grama, evitando trepadeiras e folhagens muito densas junto às casas.
    Vedar as soleiras das portas e fechar as janelas, se possível com tela, antes do anoitecer.
    Limpar a casa periodicamente, fazendo uma limpeza cuidadosa atrás dos móveis, quadros, etc.
    Principalmente em zonas rurais sacudir as roupas e calçados antes de usá-los.
    Não virar paus, pedras, ou enfiar as mãos desprotegidas em buracos.
    Andar calçado e usar luvas de raspa de couro para trabalhar em zona rural, ou dependendo do serviço (limpeza de jardim, remoção de madeira, entulho, etc).

    inseticida

    adquirir o inseticida PK3 em casas agropecuárias e proceder da seguinte forma.

    Diluir 50ml de PK3 em 1 litro de querosene misturar bem e antes da aplicação leia atentamente as precauções de uso, pulverizar ou borrifar frestas,debaixo de balções, debaixo de pias e geladeiras, fogões, ralos esconderijos e ou possíveis locais de passagens de insetos, os escorpiões geralmente saem a noite para se alimentar de baratas ou outros insetos rastejantes, se o senhor eliminar estes insetos, também estará colaborando para que os escorpiões morrem pois não haverá alimentação para eles.

    observação: leia as instruções da bula do inseticida,e as siga a risca , use sempre luvas mascaras na utilização do veneno, não pulverizar o produto na presença de animais domésticos e nem de crianças, apos a pulverização arejar a area, e nao lavar os locais pulverizados , para que o resultado seja eficaz.

    obrigado e visite nosso site.

  6. gostei das informaçoes muito inportante

  7. Achei um escorpião adulto há uns dois meses atrás em cima do sofá da minha casa, ontem achei um filhote, do tamanho de uma unha passeando no tanque, será que há um ninhada escondida? Qual veneno eu bato no terreiro para combater? A cor dele é marrom meio avermelhada, é muito venenoso?

  8. SRA AMANDA

    procure vasculhar toda sua casa, para tentar encontrar se ha uma colonia de escorpiões, geralmente estes insetos aracnídeos, gostam de locais úmidos e escuros, não suportam calor, e eles geralmente moram onde ha bastante entulho ou sujeira debaixo de telha e tijolos, buracos e rachaduras.
    mantenha seu quintal limpo, dentro de casa use inseticida para afastar insetos alados e ou rasteiros , pois estes são a base alimentar do escorpião.
    e sim o TITYUS SERRALATUS e venenoso, geralmente quando a encontros acidentais entre humanos adultos e escorpiões ocorrendo a picado do mesmo , no local da picada fica muito dolorosa mais não ha registros de mortes de pessoas quando ha picadas , mas para idosos e crianças pequenas a peçonha pode ser fatal.
    Procure em casas agropecuárias inseticidas a base de querosene pois eles são eficazes e tem ação residual prolongada, também existem no mercado inseticidas micro encapsulados que eliminam os escorpiões ao contato mesmo depois de alguns dias.
    Quando encontrar algum escorpião não pegue com a mão pois poderá ser picado, procure capturá-lo com luvas grossas de couro ou com pá de lixo coloque-o em um vidro e leve para a zoonoses, em caso de picada procure imediatamente socorro medico, e se for possível capture o escorpião para levá-lo ao centro medico para ser identificado.
    VISITE NOSSO SITE http://dedetizacaodepragas.com a SRa poderá encontrar outras dicas para solucionar seu problema.
    agradecemos !!!!

  9. Boa noite Luiz.
    A mais ou menus 3 semanas,eu achei um escorpião andando pela casa,pequeno,bem pequeno,minha filha de 3 anos que viu.Matei ele e coloquei em um pote.
    Uma semana depois achei mais 2 de médio porte,minha filha achou novamente.
    Ontem minha fila achou mais 3 subindo a parede da garagem.
    O interessante é que nunca são encontrados no mesmo local,os primeiros estavam dentro de casa,depois no quintal e ontem na garagem.
    minha casa não tem entulhos,telhas velha,blocos rachados nem nada,a casa e toda azulejada,desde quintal ate garagem,a muito tempo não vejo uma barata por aqui.
    O pior de tudo é que tenho outra filha de 1 ano e 5 meses,estou apavorado não sei mais o que fazer.Em desespero procuro o Sr. para tentar acha uma solução
    Desde já grato

  10. Boa Noite SR LUIZ WAGNER

    PRIMEIRO SR VERIFIQUE AS REDONDEZAS DE SUA CASA, OLHE SE SEUS VIZINHOS TEM SUJEIRA ENTULHOS EM QUINTAIS,VERIFICAR TERRENOS VAGOS QUE MARGEAM SUA CASA ESTES TAMBÉM PODEM TER ENTULHO.
    SEGUNDO LIMPAR SUA GARAGEM DE JORNAIS VELHOS CAIXAS DE PAPELÃO VAZIAS, E TUDO QUE POSSA SERVIR DE ESCONDERIJO PARA O ARACNÍDEO.
    OS ESCORPIÕES SÃO INSETOS NOTURNOS, SAEM DURANTE A NOITE PARA SE ALIMENTAREM DE OUTROS INSETOS TAIS COMO BARATAS GRILOS FORMIGAS E ETC, CASO NENHUM DOS CASOS ACIMA SEJA O SEU CASO, PROVIDENCIE PULVERIZAÇÃO COM INSETICIDA A BASE DE ÁGUA ENTRE 18:00 E 19:00 EM TODA CASA, RODAPÉS BATENTES, JANELAS ATRÁS DE QUADROS DEBAIXO DE SOFÁS, ATRAS DE FOGÕES, GELADEIRAS E ATRAS DE TODOS OS MOVEIS DA CASA, TRÊS VEZES POR SEMANA ATE QUE NÃO SE ENCONTRE MAIS NENHUM ARACNÍDEO EM SUA CASA, CASO SUA CASA TENHA QUINTAL E DE PARA CRIAR DUAS OU MAIS GALINHAS DE ANGOLA, ESTES GALINÁCEOS SÃO PREDADORES FORMIDÁVEIS CONTRA INSETOS.

    LEMBRANDO QUE AO FAZER A APLICAÇÃO DO INSETICIDA, RETIRAR DO LOCAL CRIANÇAS, PESSOAS IDOSAS, E ANIMAIS DOMÉSTICOS, AQUÁRIOS E PLANTAS ORNAMENTAIS DO LOCAL, E USAR MASCARAS PARA SUA PROTEÇÃO.

    VISITE NOSSO SITE, ALÉM DESTA DICA O SR PODERÁ ENCONTRARS http://dedetizacaodepragas.com

  11. Ola bom dia…
    Por umas semanas atras encontrei na garagem da minha casa um escorpiao de medio porte..estava em baixo d um sofa q ficava na garagem..matei e coloquei em um vidro (sem tirar o escandalo q fiz qdo encontrei kkk mulher é medrosa msm nao tem jeito ) bom matei e coloquei em um vidro como disse anteriormente joguei o sofá fora fiz uma limpeza na casa..Dpois disso passamos acho q umas 3/4 semanaas e hj de manha qdo fui pegar uma blusa de frio q tinha caido no chao na noite anterior e eu deixei pra pegar dpois.. Ai de manha qdo fui pegar levantei a blusa e vi um negocio estranho no chão qdo olhei novamente percebi q era um escorpiao pequeno… Meu marido matou pisando nele rs ..Ai eu te pergunto como se nao tem mais nada q possa servir de alimento pra eles… Mas fico preocupada pq moro em um bairro muito antigo é um dos mais antigos da minha cidade Ribeirao Preto SP… Sendo assim nao sei o q faço pois morro de medo de bichos sejam eles peçonhentos ou nao …. Ai penso será q pq a cada é de construção antiga…Se eu passar o Bovitraz e o PK3 com querosene resolve?? vou jogar ate em cima do teto pois é daquelas casa q a laje da pra entrar tem portinha e tal…. se eu jogar nao corro o risco deles sairam e se alastrarem se tiver mais dessses bichos??
    OBRIGADA

  12. Bom dia,
    Comprei uma casa a cerca de um ano, nunca encontrei nenhum escorpião, acontece que semana passada a minha vizinha disse que sempre encontra escorpião na casa dela, tenho três crianças, e estou apavorada. é muito raro o aparecimento de baratas, meu quintal 80% é cimentado e o outro restante grama. não tenho intulho no quintal. mas do outro lado de cima é uma construção abandonada. estou em panico, ja obsecada. pois tenho medo por meus filhos, uma tem 9 meses, outro 4 anos e o outro 7 anos.

  13. SRa JULIANA
    O CASO É SEU VIZINHO QUE NÃO LIMPA O LOTE AO LADO, COMUNIQUE IMEDIATAMENTE O DEPARTAMENTO DE ZOONOSES DE SUA CIDADE, PARA QUE ELES AUTUEM O PROPRIETÁRIO,E O FAÇAM CARPIR E LIMPAR TUDO, E PARA SE PREVENIR DEDETIZE SEMANALMENTE SUA CASA E MANTENHA ALGUMAS GALINHAS NO SEU QUINTAL PREVENTIVAMENTE ATE QUE SEJA SOLUCIONADO O CASO DE SEU VIZINHO.
    VISITE NOSSO SITE

    http://dedetizacaodepragas.com

  14. SRa
    dedetizando semanalmente sua casa evitara o aparecimento de escorpioes, mais procure a causa do aparecemiento deste aracnideo, talves haja entulho ou algum lote proximo cheio de lixo ,assim que a SRa achar o local da proliferação sera facil erradicar o inseto.

    visite nosso site http://dedetizacaodepragas.com

    desde ja agradecemos

  15. Bom dia Luiz,
    Estou tendo problemas com o Serrulatus, vinha pulverizando com Fipronil 800, porém diluído em água, pelo que entendi nas recomendações anteriores vem recomendando diluir em querosene, oque acha do Fipronil + querosene? E qual seria a função do querosene na mistura, se achar que o Fipronil não funciona usarei suas recomendações anteriores. Quando disse problemas é meu bebe de 8 meses esta agora hospitalizado se recuperando de um ataque, foi realmente por milagre as reações toxicologicas sao bastantes agressivas.
    O comentário é que surgem da rede de esgoto.
    Se preferir entre em contato pelo email cadastrado
    Por favor me ajude.

  16. SR LUCAS

    se houver uma infestação de escorpiões em sua casa ou sua região, é conveniente que o sr chame o centro de zoonoses de sua cidade para que eles possam tomar as providencias, os escorpiões estao aparecendo porque existem lixo, que trazem as moscas e as baratas, entao o aconselhável é que o sr localize e extermine a região onde ha lixo entulho e tudo que possa servir de esconderijo para os escorpiões e que eliminen a fonte de alimento do escorpiao que sao as baratas e outros insetos rasteiros, no caso de eles estejam saindo do esgoto seria conveniente que o senhor chame um dedetizadora.
    todo inseticida com base em querosene e mais eficaz pois sua ação residual e maior que o inseticida diluído em água, mais também a toxicidade do inseticida com base em querosene e maior tanto para os seres humanos quanto para animais domésticos e insetos, no caso do sr , chame imediatamente o serviço de zoonoses de sua cidade para que eles possam fazer o combate em toda a sua região.

    desde ja agradecemos e visite nosso site http://dedetizacaodepragas.com

  17. Venho por meio desta agradecer toda a atenção.
    Achei a ninhada apos uma semana de aplicação do veneno.
    Tinham 4 escorpiões enormes carregando varios pequenos escorpiões.
    ainda corro o risco de eles retornarem?
    obrigado
    abraços

  18. SR LUIZ WAGNER
    para que ocorra realmente a erradicação dos escorpiões o Sr deve manter a rotina de dedetização por ate 4 semanas apos o desaparecimento do mesmo, pois o SR não esta somente erradicando os escorpiões e sim a alimentação deles …casa sem insetos, também não terá os predadores dos insetos.
    desde já agradecemos e visite nosso site http://dedetizacaodepragas.com

  19. Boa Noite.
    ontem por volata das 2 da manha meu cachorro começou a gritar e correr de um lado para o outo batendo a cabeça no meu portão e depois de umas duas ou tres voltas ele caiu no chau e começou a se esticar e parecia que estava com dificuldade de respirar não demorou 5 minutos e ele não conseguia mais respirar e veio a morrer para a tristeza da nossa familia
    e 1 dia antes minha filha achou um escorpião morto no meu quintal perto da saída do porão (tem um porão na minha casa que da no chão dos quartos da minha casa lá é um local hum ido e tem alguns tijolos lá parado)o escorpião que achamos estava morto mas ao tacar o pau para matalo porque achamos que ele estava vivo saiu um pus de dentro dele então não fásia muito tempo que ele tinha morrido.
    agora estou apavorada achando que tem escorpião em toda parte da minha casa embora eu só tenha visto um, o que vc recomenda eu passar nos porões da minha casa pra combater essas pragas..

  20. Sendy miriam de souza soares

    Olá semana passada apareceu um escorpiao no meu quintal acho que ele veio na areia que que eu pede do para minha contruçao ele é de cor preta eu estou muinto preocupada pois tenho um bb de 10 meses se eu joga querosene ao redor da minha casa evito alguma coisa.

  21. gostaria de saber se o escorpião transmite algum barulho

  22. SR. CARLOS HENRIQUE.

    O ESCORPIÃO NÃO FAZ NENHUM RUIDO, RUÍDOS FEITOS PELOS ESCORPIÕES SÃO DE BAIXA FREQUÊNCIA E NÃO OUVIMOS.

  23. SRA VANILZA

    VISITE NOSSO SITE TENHO CERTEZA QUE A SRA ENCONTRARÁ A MELHOR DICA PARA ELIMINAÇÃO DO PROBLEMA

    http://dedetizacaodepragas.com

    DESDE JA AGRADECEMOS

  24. SRA SENDY MIRIAN
    VISITE NOSSO SITE E TENHO CERTEZA QUE A SRA ENCONTRARA UMA DICA QUE POSSA LHE AJUDAR

    http://dedetizacaodepragas.com
    DESDE JA AGRADECEMOS.

  25. Olá seu Luiz boa tarde!
    Moro em uma propriedade rural a 11 anos, e do ano passado para cá, apareceram aproximadamente 4 escorpiões médios (amarelos) na minha casa, a sede do sitio é muito limpa, limpa mesmo, em volta de minha casa a um gramado e pedras decorativas, que estão lá desde que fizemos a casa a 11 anos, fico pensando, seria as pedras?, mas pq somente agora após 11 anos é que eles apareceriam, os jardins são extremamente bem cuidados, rastelamos semanalmente, sinceridade não consigo achar uma razão, eles andam muito a noite, tipo 30, 50mts do esconderijo para caçar alimentos?, limpar a casa com querosene todo dia ajuda?, tenho 2 filhas de 8 e 5 anos, se elas forem picadas, qto tempo eu tenho para socorre-las, uma vez que moro a 30 minutos da cidade? toda criança picada morre mesmo? me oriente por favor!
    grata
    Milena

  26. SRA MILENA

    PROVAVELMENTE OS ESCORPIÕES DEVEM ESTAR VINDO DE ALGUM VIZINHO QUE NÃO TEM MANTIDO A ASSEPSIA DE SEU LOTE, POIS EM LOCAIS MUITO LIMPOS E QUE NÃO TENHAM ABUNDANCIA DE INSETOS, OS ESCORPIÕES NÃO APARECEM, VERIFIQUE NAS REDONDEZAS SE NÃO HA ENTULHO OU RESTOS DE COMIDA POIS ISSO PODE ATRAIR BARATAS E OUTROS INSETOS RASTEIROS QUE SÃO A BASE DE ALIMENTAÇÃO DOS ESCORPIÕES.

    QUANTO A PICADA DE ESCORPIÃO SIM PODE LEVAR A ÓBITO UMA CRIANÇA, DESDE QUE ELA NÃO SEJA MEDICADA IMEDIATAMENTE COM SORO ANTI-ARACNIDEO,QUANTO AO TEMPO ISSO DEPENDE DA RESISTÊNCIA IMUNOLÓGICA DA CRIANÇA, CRIANÇAS QUE JA TENHAM UMA BAIXA IMUNIDADE PODE SER MAIS PROPENSA A TER COMPLICAÇOES QUANTO A PICADA DE ESCORPIÃO.

    DESDE JA AGRADECEMOS E VISITE NOSSO SITE http://dedetizacaodepragas.com

  27. SR LUiz muito obrigada pela ajuda, só mais uma duvida, limpar a casa todos os dias com querosene ajuda? e qual a formula mais potente de inseticida para pulverizar?
    grata
    Milena

  28. SRA MILENA

    SIM AFASTARA MUITOS TIPOS DE INSETOS, MAIS O CHEIRO NÃO SERA DOS MELHORES EM SUA CASA, E EM SE TRATANDO DE INSETICIDAS POTENTES, OS MAIS INDICADOS SERIA OS QUE A SENHORA COLOQUE NAS BOMBINHAS PARA PULVERIZAÇÕES, AQUELAS BOMBINHAS MANUAIS COMPRADAS EM CASAS AGROPECUÁRIAS PARA PULVERIZAÇÃO , E OS INSETICIDAS SERIAM BAYGON E DETEFON , ESTES SÃO POTENTES, LEMBRANDO QUE QUANDO FOR PULVERIZAR ALGUM LUGAR FECHADO, USAR MASCARAS E LUVAS, DEIXAR O LOCAL AREJAR E AFASTAR CRIANÇAS E ANIMAIS DOMÉSTICOS DURANTE A APLICAÇÃO

    DESDE JÁ AGRADECEMOS E VISITE NOSSO SITE http://dedetizacaodepragas.com

  29. ok Sr luiz , eu e minha família agradecemos muito sua ajuda!
    Obrigada
    Milena

  30. estes venenos fazem mal para a criança,quanto tempo depois ela podera entra em casa,pois tenho um neto de 4meses,e tó apavorada pois ta aparecendo escorpiões na casa dele me mande por favor a respota por Email,te agradeço.

  31. Sr luiz boa noite, falei com o Sr no mes de julho por aqui, e agora menos de 2 meses depois encontrei no dia de hj um escorpião amarelo médio na minha cozinha, já são 5 em um ano, o que pode estar acontecendo Sr. Luiz ja que não mudamos nada em nossa rotina nos ultimos 11 anos e agora eles resolveram aparecer, será que seria o caso de mandar detetizar ou procurar o centro de zoonoses?, nossa me ajude por favor!
    grata
    Milena

  32. estanos achando escorpioes no nosso sitio diariamente, nao temos entulhos nem tijolos por perto nao sei o que fazer

  33. SRA CECILIA

    É NECESSARIO CASO NAO HAJA NENHUM TERRENO BALDIO OU ESGOTO ABERTO POR PERTO, QUE A SENHORA CHAME A EQUIPE DE SUA CIDADE DO ZOONOZES. PARA QUE ELES EFETIVAMENTE VEJAM DE ONDE ESTAO SAINDO ESTES ESCORPIOES.
    EM NOSSO SITE EXISTEM DICAS E INSETICIDAS EFICAZES PARA ELIMINAÇÃO DOS ESCORPIOES.
    DESDE JA AGRADECEMOS

  34. infelizmente minha filhinha de 2 anos e 7 meses foi picada por um escorpião dia 04-08,mas graças a DEUS ela foi forte e resistiu a picada. Ela teve início de parada cardíaca mas DEUS não me desamparou cuidou dela p mim.

  35. Boa noite. Arrendei um sítio em uma área rural tem duas semanas e o que era para ser alegria e um lugar de paz, virou um inferno. Tinha entulhos em volta da casa e mandei tirar, alguns estão mais pra cima, distantes pois não teve como. O quarto de ferramente organizei mas não como queria pois não e meu. Nesta limpeza firam aparecendo escorpiões todos os dias e três cobras jararacas pequenas. Hoje levei um rapaz para detetizar e ele usou Fipromix e paguei caro. Foi ate no telhado. Vi um rsvopiao na varanda e depois um enorme subindo a parede q também da ora varanda. Chorei muito pois tenho um filho que vai fazer 3 anos. Coloquei tela nas janelas, protetor de porta, cortinado, tampei ralos pia e banheiro. Estou desesperada. Lá é mato, vaca, etc. Li que inseticida não mata e sim faz com que eles saem do esconderijo provocando mais acidentes. Não sei o que fazer mais. Ainda não dormi lá, mas e para eu ur aos finais de semana e meus pais passarem temporadas. Me ajuda por favor. Vou mandar fazer puleiro e vou colocar galinha também. Estou EM pânico. Me ajuda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>