Como Eliminar as Abelhas Cachorro com Oleo de Neen

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Como Eliminar as Abelhas Cachorro com Oleo de Neen

TRIGONA SPINIPES ou Irapua, uma das mais agressivas abelhas da fauna brasileira, de coloração negra reluzente , apesar de não possuir ferrão, ela é extremamente territorial, quando ataca uma pessoa e ou um animal, elas  enroscam em seus cabelos e pelos, além de penetrarem nos orifícios como narizes, orelhas, dos animais mamíferos bem como nos humanos, com essa ferocidade os animais e mesmo os humanos menos desavisados empreendem em fuga.

A IRAPUA ou ABELHA CACHORRO, tem normalmente os seus pequenos corpos recobertos de resinas de arvores como PINUS e  ou EUCALIPTO,  e por essa razão que elas grudam nos pelos e cabelos dos seres atacados.

Estes insetos são encontrados em vários estados do BRASIL,  de norte a sul, e são conhecidas por diversos nomes, tais como, abelha cachorro, abelha irapuá, abelha iraupã, arapica, arapu, arapuá, arapuã, aripuá, axupé, caapuã, enrola-cabelo, guaxupé, mel de cachorro, torce-cabelo, cupira, urapuca, entre outros, fazem seus ninhos em quaisquer lugares , frestas, cupinzeiros abandonados, tijolos, e o quando constroem seus ninhos geralmente o fazem em locais bem altos, de formato oval, apoiados em forquilhas de arvores, e são feitos de cerume e resinas e geralmente são usados diversos materiais, fibras de vegetais e elas vivem nas matas, cerrados, perto de pomares, em áreas rurais e urbanas.

As abelhas cachorro são polinizadoras,  porem  são uma verdadeira  praga, e de serem extremamente agressivas mesmo com abelhas que possuem ferrão, chegam a invadir colônias de abelhas para roubarem o mel das mesmas, destroem botões florais de algumas plantas , para fazerem seus ninhos, utilizando suas fibras vegetais, além de causar seríssimos problemas para plantações de produção de citros, estas abelhas atacam as flores e folhas novas e ate a casca e o tronco da planta para retirar resina para a construção de seus ninhos.

Quando as plantas estão crescidas ai o prejuízo e ainda maior, pois elas fazem orifícios nos botões e nos frutos retardando seu crescimento e prejudicando a colheita,  esses ataques não são somente de uma determinado tipo de planta frutífera, se amplia para varias plantas  como bananeiras, jabuticabeiras, jaqueiras, mangueiras, pinheiros do Paraná,  entre diversas outras plantas frutíferas e não frutíferas.

Como Eliminar as Abelhas Cachorro com Oleo de Neen

O OLEO de NEEN é um grande aliado ao combate de insetos, é um inseticida orgânico que elimina os insetos pela contaminação tanto os insetos adultos quanto os ovos e a colônia, pois ele elimina todo ciclo da colônia desde os ovos ate os insetos já adultos.


ADQUIRA 200 ML de OLEO DE NEEN  e 200 ML de óleo de MAMONA, junte o óleo de NEEN , o óleo  de MAMONA, e 40 litros de água , misture bem e pulverize sobre as plantas e locais onde as abelhas estejam infestando, sempre aplicar ao entardecer, pois é no entardecer que as plantas começam a se alimentarem e assim podem absorver melhor o óleo de NEEN , surtindo melhores resultados.

OBSERVAÇÃO: NÃO APLICAR A FORMULA COM PRODUTOS ALCALINOS E PRODUTOS A BASE DE QUEROSENE, NÃO DEIXAR EXPOSTO AO SOL E SEMPRE MANTER LONGE DE CONTATO DE CRIANÇAS E DE ANIMAIS DOMÉSTICOS, USAR SEMPRE MASCARAS, LUVAS E ÓCULOS DE SEGURANÇA AO MANUSEAR A FORMULA.

Adicionar a favoritos link permanente.

61 Comments

  1. EU USE KOTRINI C25,NAS LARANJAS,ELAS SUMIRAM,ELE FICA AGINDO POR VARIOS DIAS

  2. Os óleos de neném e de mamona poderão fazer mal para os animais que frequentam meu jardim? Tenho receio da fazer mal pra minha gata.

  3. Essas abelhas estão acabando com a minha pitangueira, roseira e glicimia, já joguei Neen em umas roseiras e deu resultado e em outras não, vou tentar misturar, só tenho medo de contaminar as frutas, caso isto aconteça alguém poderia me informar.

  4. O óleo de mamona pode ser substituído por outro?

  5. elisete brito auriflama

    sera que o salmora afasta as arapuas do coqueiro?

  6. Tenho um plantio de maracuja orgânico e tenho problemas com as abelhas elas roubam todo polem das flores e não sei o que faço pra acabar com elas.

  7. Jose Lucio de Andrade

    Senhores, o único geito de elimina-las é descobrir o ninho delas que geralmente fica em arvores nas baixadas e não em morros. É facil identificar, pois, tem o formato de um sino de cabeça para baixo e fica sempre na junção de dois galhos altos da arvore. O ninho fica geralmente num raio de 250mt proximo aos pomares. A noite (é a hora em que todas estão no ninho) faça uma bucha de pano molhado com gasolina e tampe o buraco de acesso delas, elas morrem com o vapor da gasolina dentro do ninho.

  8. Terezinha Pereira de Jesus

    Tenho pés de kaiuka no jardim com o cortex atacado por abelhas Arapua que fazem furos na casca do tronco,resultando descamação do mesmo, escurecimento das folhas da planta e por fim a morte da mesma.Para não perder plantas infestadas e ainda vivas gostaria de saber o tratamento da planta, já tendo usado desinfetante para eliminar as abelhas. Agradeço dicas.

  9. Maria da Consolação Fernandes Grossi

    Bom dia!
    Abelhas cachorro estão detonando meu pomar, horta e jardim. Li acima que óleo de neen+ óleo de mamona que é indicado. Onde encontro tais óleos?
    Obrigada!

  10. Lá na minha Chacara estou com um grande problema com as abelhas arapua elas fizeram morada bem no meu telhado já tirei elas de la seis vezes mais não adiantou sempre volta pro mesmo lugar já está fazendo quatro anos que eu estou lutando com essas abelhas arapua. Pesso uma orientação o que devo fazer.

  11. Esta praga ataca todo tipo de plantação, seja la, jabuticabeiras, fruta-pão, pimenteiras, pitaia, graviola, e se bobear vão ate para a cozinha. Mas nao consegui achar o ninho delas até hoje. Vao destruindo tudo igual ao TEMER.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *