Dica para Matar o Barbeiro da Doença de Chagas Trypanossoma Cruzi

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Dica para Matar o Barbeiro da Doença de Chagas Trypanossoma Cruzi

Barbeiro, Chupança, Bicho-babeiro, Bicho-de-frade, Bicho-de-parede, Bicudo, Cascudo, Chupão, Fincão,Furão, Percevejo, Percevejo-gaudério, Procoto ou TRIATOMA INFESTANS, são insetos hemípteros, reduviídeos, triatomíneos, que atuam como vetores do causador da doença de chagas ou TRYPANOSOMA CRUZI.

Estes insetos são predominantemente Hematófagos, são insetos que se alimentam a noite,  ficam durante a noite em locais frescos onde não tenha muita luz , rachaduras, pilhas de entulho, tijolos, atrás de quadros, atrás de guarda-roupas, galinheiros e locais frescos dentro das residências.

São insetos encontrados em vários países da América do Sul, no BRASIL existem mais de 100 espécies de barbeiros, espécies que vivem somente nas matas e outras espécies adaptaram no meio urbano.

Estes insetos são geralmente pretos ou acinzentados, possuem manchas vermelhas, amarelas ou alaranjadas ao redor de seu abdômen, na fase adulta  eles podem atingir 2 a 3 centímetros.

Barbeiro e a Doença de Chagas

O barbeiro transmite a doença quando suga o sangue de uma pessoa ou animal portador da doença de chagas e pica a pessoa sadia transmitindo o TRYPANOSOMA CRUZI.

Após a picada surge no local uma pequena inflamação parecida com um furúnculo  ou uma mancha bem avermelhada, inchaço das pálpebras geralmente num só olho, febre baixa, mal-estar, falta de apetite, após alguns anos a doença de chagas agrava-se e pode haver inicio de comprometimento do coração, esôfago, intestino ou outros órgão.

Dica para Matar o Barbeiro da Doença de Chagas Trypanossoma Cruzi

Para combater e eliminar os insetos barbeiros deve-se deixar sempre limpos casas e locais  onde possam servir de esconderijo para o barbeiro (atrás de quadros, camas, malas, lenhas tijolos, coloque sempre colchões e almofadas para tomar sol e sofás ao ar, nunca construa galinheiros ou pombais, e chiqueiros  próximos as casas.

Inseticida para eliminar os barbeiros e outros insetos alados e rasteiros.

Adquira em casas agropecuárias e supermercados, um frasco de K-Othrine, o frasco contém  60 ml.

Adquira 1 litro de querosene.

dilua 15 ml de K-OTHRINE  em  500 ml de água ate formar uma calda homogênea, misture  o querosene  a calda,  colocar em um pulverizador  e pulverizar os locais onde há rachaduras, batentes de madeira, portas de madeira, atrás de guarda-roupas, atrás de quadros, rodapés, em baixo das camas, atrás das cabeceiras das camas, atrás de geladeiras  e onde for necessário.

OBSERVAÇÃO: o inseticida K-OTHRINE é tóxico, mais com a adição do querosene ele fica extremamente tóxico, a adição do querosene e para uma ação residual mais elevada e com eficácia garantida, fazer a aplicação uma vez por semana ate que todos os insetos sejam eliminados.

PRECAUÇÕES  as orientações dos fabricantes, na pulverização utilizar luvas e se possível mascaras, não pulverizar o inseticida, na presença de  crianças, idosos e portadores de problemas respiratórios, não pulverizar na presença de animais ou em cima de aquários, após a 30 minutos, após pulverização com a residência fechada, arejar o local  pulverizado.

LER ATENTAMENTE  A BULA E SEGUIR TODAS AS RECOMENDAÇÕES DOS FABRICANTES A RISCA.

Gostou destas dicas sobre Dica para Matar o Barbeiro da Doença de Chagas Trypanossoma Cruzi? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

8 Comments

  1. Ola!
    Pode ser aguarrás ? É que eu tenho aqui um litro de aguarrás e quero aproveitá-la

  2. O barbeiro gosta de pés de goiaba (goiabeira)?

  3. Estou residindo em área rural e percebi barbeiro no pé de acerola, havia também uma aglomeração do mesmo em um pé de amora que resolvi cortar. Como devo proceder em relação a eliminação deste inseto no pé da acerola.

  4. AQUI ELES ATACARAM OS PÉS DE TOMATES , ELES MATARAM TODOS E SÃO MUITOS E ESTAMOS PREUCUPADOS POR QUE NUCA TIAMOS VISTO, AQUI.

  5. Vania Sanches de Assis

    Moro em Curitiba e plantei recentemente um pé de maracujá. Nele pude observar vários barbeiros..Não queria ficar sem o maracujazeiro. Como proceder?

  6. Butox tambem serve?

  7. Gente meu jardim está cheio deles, arranquei os pés de tomate, mas tenho pés de maracujá, e as flores caem, o fruto não vinga, percebi que o fruto dentro aparenta está todo furado. Será que é o barbeiro. Vou exterminarrrrr todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *