Mosquito Anopheles ou Mosquito da Malaria

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

O mosquito ANOPHELES Albimanus pertence a familia CULIDAE e é o transmissor da malária entre outras doenças, a malaria é transmitida pela picada  do mosquito ANOPHELES fêmea e geralmente ocorre em regiões de clima tropical e subtropical de todo mundo.

Somente os mosquitos fêmea que atacam e sugam o sangue humano ou de animais de sangue quente, pois os machos se alimentam da seiva das plantas, e o mosquito ANOPHELES só sobrevivem em áreas ao qual as temperatura ambiente seja entre 20 e  30 graus e com alta umidade.

No BRASIL o ANOPHELES é mais encontrado no norte do país onde se encontram a floresta amazônica e onde o clima e propicio para seu desenvolvimento, e o ciclo baséa-se no ataque da fêmea que precisa de sangue para garantir o amadurecimento e a postura dos ovos, após picar um individuo infectado pela malaria o parasita desenvolve a parte de seu ciclo no mosquito, quando alcança a saliva do inseto, ficando pronto para ser transmitido para outra vitima.

APOS  a pessoa ser picada pelo inseto, começa  no organismo humano a circulação do protozoário no sangue humano, multiplicando dentro das células hepáticas ate que elas se rompem e se espalham no sangue  e invadem os glóbulos vermelhos, causando varios sintomas, como dores de cabeça, fadiga, febre, náuseas, vômitos, calafrios, enquanto os sintomas perduram, coincidem com a destruição das HEMÁCIAS  e com uma descarga descontrolada de substancias imunogenéticas tóxicas na corrente sanguínea, e estas crises são seguidas de febres altíssimas entre 39 e 40 graus, que são seguidas de tremores e calafrios intermitente e violentos que podem durar ate uma hora, após estas crises o doente repentinamente tem uma melhora , ate a próxima crise que poderá ocorrer em 2 a 4 dias .

Mas há casos mais graves em que o infectado, além dos sintomas, já citados adquirem mais sintomas como choque circulatório, desmaios, convulsões, delírios e podem durante essas crises podem ocorrer danos irreversivéis renais e hepáticos como também podem ocorrer  o falecimento do paciente.

APÓS o diagnostico deve-se começar imediatamente o tratamento com farmácos cocktails a base de quinina, quinacrina, isómero quinina, artemisinina e algumas substancias sintéticas, que são substancias oxidantes que em grandes quantidades e coadjuvante com o ferro do nosso sangue, tem uma eficácia surpreendente, pois o parasita tem ficado resistente principalmente a quinina que é retirada da casca da cinchona.

Para combater o mosquito ANOPHELES devem ser tomadas medidas profiláticas tais como escoar aguas paradas, fechar caixas d’aguas, limpar ralos, e calhas, não deixar agua empossada, ou estagnada, livra-se de garrafas e outros utensílios que possam servir de criatório, manter sempre limpos os quintais e livres de entulhos.

OS inseticidas mais eficazes no combate e eliminação dos mosquitos da malaria são aqueles que tem em sua base PIRETROIDES E PIRETRINA, e no mercado se encontram em grande variedade.

LEMBRETE. siga sempre as orientações dos fabricantes, use luvas e mascaras quando pulverizar em ambientes fechados, afastar crianças e  animais domésticos quando for manusear o inseticida.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *