Como Eliminar a Lagarta do Milho com a Vespinha Trichogramma

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Como Eliminar a Lagarta do Milho com a Vespinha TrichogrammaSPODOPTERA FRUGIPERDA ou vulgarmente conhecida como a lagarta do milho ou lagarta militar, e a maior praga para as plantações da milho no BRASIL, e mesmo as plantas sendo transgênicas estão sendo atacados pelos insetos de forma avassaladora onde, as plantas transgênicas eram para ser a salvação da lavoura ,estão se tornando ineficazes para a lagarta do milho.

O milho representa um dos mais importantes cereais para a humanidade, porem desde o plantio ate a colheita a planta e atacada incessantemente por vários insetos inclusive pela lagarta do cartucho que é o inseto mais prejudicial para a cultura do milho.

No inicio da infestação as lagartas começam a se alimentar das folhas, deixando apenas o caule e passando rapidamente para o cartucho onde se encontra as sementes do milho. Após essa fase a planta já danificada tem perda quase que total dos frutos.

Como a infestação das lavouras trazem um prejuízo imenso para a cultura do milho  em todo pais, a EMBRAPA está desenvolvendo formas de controle biológico dessa lagarta, evitando o uso de agrotóxicos e  utilizando os  inimigos naturais das lagartas, um deles e a vespinha trichogramma, que se alimenta dos ovos das LAGARTAS DO CARTUCHO.

Estudos já apresentados mostram grande eficiência no controle de diversas pragas agrícolas, sendo que a criação das vespas e de fácil multiplicação  em laboratório, e de baixo custo, sem contar os benefícios ambientais.

Existem outros métodos de controle  também utilizando predadores naturais das lagartas parasitoides, tais como TELENOMUS SP, CHELONUS INSULARIS, CAMPOLETIS, FLAVICINCTA, são importantes  agentes no controle biológico dessas pragas, outras formas são as doenças que atacam as lagartas como os fungos, NOMURAEA RILEYII, BOTRYTIS RILEYI, BEAUVERIA GLOBULIFERA.

Porém a EMBRAPA continua suas pesquisas para encontrar um método eficaz para eliminação definitiva das lagartas dos grãos.

Gostou das dicas sobre Como Eliminar a Lagarta do Milho com a Vespinha Trichogramma? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *