Alho para Repelir a Mosca do Chifre de Bovinos e Caprinos

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Alho para Repelir a Mosca do Chifre de Bovinos e CaprinosALLIUM SATIVUM L ou popularmente conhecido por alho, vem sendo usado na medicina tradicional desde de a antiguidade, curando numerosos males e afecções, verminoses, parasitoses intestinais, gripes, tromboses, infecções de pele e das mucosas, todas estas atribuições  são para os humanos, porem existem estudos que ampliam o leque de opções onde o alho pode ser usado ate em animais.

HAEMATOBIA IRRITANS, ou mosca do chifre, é uma pequena  mosca hematófaga que é considerada uma verdadeira praga para o gado e potencialmente perigosa.

A mosca do chifre é um gravíssimo problema para os criadores de gado, pois vem causando danos, nos animais pela perda de sangue que sugam no gado de corte , e pelo estresse que acarretam no gado leiteiro reduzindo o desempenho produtivo.

O pico de toda ação da mosca do chifre vem  com a conjunção de chuvas e temperaturas elevadas acelerando a proliferação das larvas que chegam a idade adulta  culminando no ápice da predação no gado.

A  EMBRAPA GADO DE CORTE  realizou vários estudos que  comprovaram a eficácia do uso de pó de alho, para repelir a mosca do chifre, uso  que não tem com o incomodo de aplicações injetáveis  no gado estressando-o, vem através de misturas no cocho para ingestão continua do pó -de -alho ao nível de 2,5% conjuntamente com o sal mineral dado ao gado, estas aplicações produzem  efeitos repelentes reduzindo significativamente o estresse causado pelas inúmeras picadas das moscas.

Outro estudo realizado pela EMBRAPA, indica que aplicações ( pulverizações), de óleo de alho , diluído a 10% com óleo vegetal, produz repelência maior e pode ser uma medida a mais para conjuntamente com a ingestão do pó de alho, atravessar os picos muito intensos de infestação  de moscas.

Outro ato benéfico da administração  do pó de alho , via mistura  sal mineral, contra a mosca do chifre, e a redução significativa de parasitas , como a EIMERIOSE,se tornando uma pratica econômica juntamente com o controle de vermes, reduzindo a aplicação de vermífugos.

O ALHO DO CAMPO  é um produto registrado no ministério da agricultura, tem eficácia comprovada, não necessita de manejo,  bastando apenas misturar ao sal mineral e deixar que o gado se alimente, tem aditivo FLAVORIZANTE para alimentação animal, é um produto 100% ecológico rico em propriedades medicinais com comprovada ação bactericida e imunoestimulante, indicado para animais, e se adicionado suplementos minerais continuamente age como poderoso repelente a MOSCA DO CHIFRE ( HAEMATOBIA IRRITANS).

OBSERVAÇÃO: siga todas as orientações do fabricante, constantes da bula.

Gostou destas dicas sobre Alho para Repelir a Mosca do Chifre de Bovinos e Caprinos? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

4 Comments

  1. Nilva Brum de oliveira

    Vi numa reportagem dos EUA, que fazem dedetização com óleo de alho ao redor de residências no campo para evitar a presença de cobras. Gostaria de saber onde encontrar e como fazer.

  2. Olá !sou Jhon Carlos ,técnico em Agropecuária , Santa Izabel do Pará . Muito boa a dica de combate a mosca do chifre no rebanho bovino, o resultado foi muito significativo !

  3. Maria Beatria Barbosa Nunes

    Onde encontro e como faço para adquiri-lo?

  4. Airton José Zupirolli

    Com relação a reportagem que a Nilva Brum de Oliveira, fala que sobre o óleo de alho espanta cobras,essa afirmação é verdadeira mesmo ou não, existe alguma pesquisa a respeito.Caso tenha alguma coisa por favor, gostaria de saber obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *