Como Matar a Mosca Tse Tse – Doença de Chagas

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Como Matar a Mosca Tse Tse - Doença de Chagas

GLOSSINA PALPALIS ou vulgarmente conhecida como mosca TSE TSE, a vetora de doenças como a doença do sono e a doença de chagas, pois ela infecta o hospedeiro definitivo com o parasita TRIPANOSSOMA BRUCEI GAMBIENSE e TRIPANOSSOMA BRUCEI RHODESIENSE duas doenças graves e que podem levar a morte após a contaminação.

A África é o continente onde ocorre a doença do sono, e os países onde se tem noticia de transmissão ao ser humano são, CONGO, CAMARÕES, ANGOLA, MOÇAMBIQUE , UGANDA, TANZANIA E QUÉNIA,  as moscas transmissoras  vivem ao longo dos rios, lagos e poços.

Quando o ser humano e picado pela mosca contaminada, o parasita multiplica-se localmente durante cerca de 3 a 4 dias, e os sintomas agudos começam a aparecer bem como a multiplicação dos parasitas, pois o corpo começa a produzir grandes quantidades de anti corpos, causando danos nos endotélios dos vasos e nos rins gerando edemas e micro enfartes no cérebro, seguindo-se anemia, febre, tremores, dores musculares e articulares, aumento dos gânglios linfáticos, mal estar, perda de peso, insuficiência cardíaca.

Assim que se passam os dias os sintomas vão ficando mais agudos e crônicos surgindo sintomas neurológicos e menigoencefalite com retardação mental, além desses sintomas surgem outros sintomas na fase final da doença que são convulsões epilépticas, sonolência e apatia progredindo rapidamente para o COMA , e a morte segue-se em semanas e alguns casos, pode levar ate seis anos após a infecção.

após o diagnostico são ministradas algumas drogas potentes para tentar paralisar o progresso dos parasitas, a PENTAMIDINA, SURAMINA, MELARSOPROL, EFLORNITINO.

Para controlar e erradicar a mosca tse tse, fazer a  limpeza de quintais e áreas próximas dos rios, retirar, animais domésticos tais como cavalos, cachorros, gado, e outros tipos de animais.

E o uso de inseticidas potentes para erradicação das moscas tais como MALATHION, FENITROTHION, PERMETRINA, são alguns inseticidas de eficácia comprovada e que não obtiveram resistência do inseto.

OBSERVAÇÃO: no uso de inseticidas químicos usar sempre mascaras, luvas, óculos e fazer a aplicação longe de animais domésticos e crianças, e seguir sempre as orientações dos fabricantes.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *