Vespinha no Controle do Percevejo Marrom na Soja

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Vespinha no Controle  do Percevejo Marrom na SojaEUSCHISTUS HEROS ou popularmente conhecido por percevejo marrom, da ordem  HEMIPTERA e da família PENTATOMIDAE, é uma das principais pragas que atacam a cultura da soja no BRASIL. Com 11MM de comprimento, de coloração marrom escura, proveniente da África tropical, este inseto esta adaptado aos climas quentes  do BRASIL sendo encontrado no norte do Paraná e Centro-oeste  do BRASIL.

Quando as lavouras de soja são infestadas, são vorazes na alimentação, sugando a seiva dos ramos e ou hastes das vagens, o que provoca a retenção foliar, ou seja,  as folhas não caem dificultando a colheita mecânica, levando a um prejuízo estimado a 30%  em toda safra.

Nos últimos anos vem se notando a resistência dos PERCEVEJOS MARRONS  a aplicação de inseticidas, o que levou a EMBRAPA  ao desenvolvimento de outras técnicas, principalmente  no controle biológico com base em parasitoides,  para que se efetive a eliminação dos insetos que atacam as lavouras de soja e outros grãos.

Conforme estudos da EMBRAPA o controle biológico a ser  aplicado no caso dos percevejos da soja,  é  através da utilização da vespinha ( TRISSOLCUS BASALIS),  sendo  a melhor tática para enfrentar a infestação do PERCEVEJO MARROM na lavoura, o processo se da quando a vespinha adulta deposita seus ovos no interior dos ovos  dos percevejos, matando o embrião e em consequência baixando o nível de nascimento de percevejos marrons.

Vespinha no Controle  do Percevejo Marrom na Soja

O TRISSOLCUS BASALIS  ou vespinha, deve ser utilizada somente no caso de infestação  dos percevejos esteja na condição eminente de dano econômico, pois naturalmente quando não há a possibilidade as vespinhas já são encontradas naturalmente no ambiente em que se encontra os percevejos.

Recomenda-se a utilização da VESPINHA quando a infestação já esteja fora de controle, na quantidade de 5000 mil por hectare.

Existem outras recomendações dos pesquisadores da EMBRAPA para que seja feita a medição da infestação dos ovos e das lagartas do percevejo, sendo o seu AGRÔNOMO E OU AGRÔNOMOS da EMBRAPA OS MAIS INDICADOS.

Gostou destas dicas sobre Vespinha no Controle  do Percevejo Marrom na Soja? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *