Dicas para Matar Pernilongos

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

O AEDES AEGYPTI é o pernilongo  que transmite o vírus da dengue e muito parecido com o pernilongo AEDES ALBOPICTUS que é o  pernilongo comum, mais ambos se infectados pela cepa do vírus  transmitem a dengue, ambos tem o hábito de atacarem durante o dia ou nos finais da tarde e sempre atacam nas épocas mais quentes do ano, e quanto mais quente mais apetite eles tem.

Vivem e se reproduzem em locais onde há abundância de água parada e limpa, próximo a convivência humana, pois após se acasalarem a fêmea necessita de sangue humano ou animal para a maturação dos ovos.

Vale lembrar que dengue não é transmitida de pessoa para pessoa, e sim pela picada do mosquito infectado.
Os sintomas relacionados da dengue são, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, febre alta, falta de apetite, fraqueza, manchas vermelhas pelo corpo, dor nos músculos e juntas, e em casos isolados, sangramento pelas gengivas e nariz.

Não há um tratamento especifico para a dengue , mais há algumas medidas que podem melhorar ou atenuar os sintomas  do paciente, como tomar analgésicos ou anti-inflamatórios a base de PARACETAMOL (parador, tylenol, trimedal, acetofen) ou a base de DIPIRONA (novalgina , anador, analgex), e o paciente deve ingerir bastante líquido,  repousar e se alimentar bem, com bastante frutas.

O infectado deve lembrar-se que não deve tomar anti-inflamatórios a base de ácido acetil salicílico, que é a formula para aspirina e AS, pois estes medicamentos tem em sua composição estes ácidos que que modificam a coagulação do sangue do paciente possibilitando aparecimentos de hemorragias, mas não há casos frequentes destes episódios.

Infelizmente  a população não se conscientiza para ações preventivas contra o mosquito e sua proliferação, limpando os quintais retirando, garrafas, tapando caixas de água e tudo que possa acondicionar água da chuva.

Existem inseticidas no mercado que erradicam os mosquitos da dengue, mais são eficazes apenas contra os mosquitos, eles não eliminam nem as larvas e nem os ovos do mosquitos. São encontrados nos supermercados e casas especializadas, tais como baygon, sbp, arraze, citronil, PK3 INSETICIDA.

Observação. Siga sempre as orientações dos fabricantes, use luvas e mascaras no manuseio dos produtos na aplicação, afastar crianças e animais domésticos  do local.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *