Dicas caseiras para eliminar ácaros de Cachorros e Gatos

Dicas caseiras para eliminar ácaros de Cachorros e GatosOTODECTES CYNOTIS é o parasita que infesta a orelha de cães, gatos e ate de humanos, mais comumente conhecido por ÁCAROS DE ORELHA, são parasitas externos que vivem dentro da pele, poros, folículos pilosos e da pelagem, infestando outros mamíferos também.Os ÁCAROS DE ORELHA  são pequenos e tem corpos semitransparentes,  não podem ser vistos ao olho nu, somente  são vistos por meio de microscópios.



Seu ciclo é composto pelas fases de ovo, larva, duas fases de ninfa e a adulta, ( macho e fêmea), a fêmea deposita os ovos  no canal auditivo, com uma cola que adere ao corpo do cão ou gato, após 4 dias de incubação as larvas eclodem e já começam a alimentar-se por cerca de 10 dias, logo após passam pela fase de ninfa até chegarem a fase adulta.

Neste artigo você poderá saber um pouco mais sobre os ácaros que acometem os animais e também dicas caseiras para eliminar ácaros.

dicas caseiras para eliminar ácaros

Ao chegarem a fase adulta, eles começam a causar irritação severa e coceira intermitente nos ouvidos dos cães e ou gatos, existem quatro principais espécies de ácaros que acometem os cães e gatos, SARCOPTES SCABIEI( BURRWING ACAROS), DEMODEX CANIS( ACAROS DEMODEX), CHEYLETIELLA YASGURI ( ACARO DE SUPERFICIE), E OTODECTES CYNOTYS (ACARO DE ORELHA).

O termo geral para uma infestação de ácaros é sarna, embora certos tipos de ácaros incluindo SARCOPTES e CHEYLETIELLA, são altamente contagiosos entre cães e gatos.

Os Ácaros  após infestarem um animal, causam irritação da pele  e inflamação, estes insetos causam coceira intensa, fazendo com que o animal, comece a lamber a região afetada, arranhar, e ate em casos mais severos fazer a auto mutilação da região afetada, isso na tentativa de aliviar a coceira, em cães e gatos quando a infestação esta adiantada , pode causar falta de apetite, perda de peso com a implacável coceira intermitente.

Você pode tratar seu animal com produtos como o Acarex ou o Tresaderm, no entanto, se quiser uma solução mais barata, confira as dicas a seguir.

Dicas caseiras para eliminar ácaros de Cães e Gatos

Após diagnosticado a infestação, procurar imediatamente um veterinário para que receite  a medicação correta tópica antiparasitária, porém, temos algumas dicas caseiras para eliminar ácaros, em casos em que a infestação não esteja severa e que não tenha comprometido a saúde do seu animalzinho.

Proceda da seguinte forma, limpe as orelhas do seu animal, com algodão embebido em vinagre, ate que a orelha esteja completamente limpa e repita a operação por três vezes na semana.

OBSERVAÇÃO, não limpe a orelha de seu animal com vinagre caso tenha feridas abertas e ou apresentarem vermelhidão excessiva. Consulte sempre um veterinário.

Adicionar a favoritos link permanente.

3 Comments

  1. O uso do vinagre 3 vezes por semana … por quanto tempo?

  2. Interessante, foi muito útil essa dica. obrigada

  3. Rosangela ferreira da silva

    Bom dia tenho gatos e caes posso limpar as orelhas dos gatos e dis caes com vinagre de maçã sem problemas???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *