Como Controlar a Sarna Demodécica ou Sarna Negra

Curso de Dedetização de Pragas Urbanas

Como Controlar a Sarna Demodécica ou Sarna NegraDEMODEX CANIS ou vulgarmente conhecida por SARNA NEGRA, é provocada por  ácaros  do gênero DEMODEX, este parasita é encontrado na epiderme e nos folículos pilosos, vasos, nervos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas, e o contagio nos cães e gatos se dá através, inicialmente pela amamentação  da ninhada em que o ACARO passa de mãe para filhotes durante a lactação,  ( não a transmissão intrauterina e nem no contato durante o  nascimento, quando a passagem vaginal com a mãe), e ou pelo contato prolongado.

Mesmo cães e ou gatos que tenham nascido na mesma ninhada não tenham sido infectados pela mãe, acabam contraindo os ácaros de irmãos que o tenham contraído ou do ambiente canil já saturado de ácaros.

Quando os filhotes estiverem com baixa imunidade, podem manifestar a infestação durante sua vida, porém o gatilho para a manifestação se dá sempre quando o cão e ou gato tenha baixa considerável em sua imunidade levando a infestação a eclodir.

Estudos comprovaram  que a transmissão de um filhote que desenvolveu a DEMODECICOSE, para outro filhote saudável da mesma ninhada, ocorreu através do ambiente já infectado  pela superpopulação de DEMODEX CANIS, o que leva os filhotes sadios a um nível superior da capacidade  imunológica do animal a desenvolver a  DEMODECICOSE  rapidamente.

O aparecimento  da DEMODECICOSE pode ocorrer  por fatores  como imunossupressão, hipotiroidismo,o uso prolongado de corticosteroides, stress, infestação por vermes, e outros,   e os  sintomas advindos  do aparecimento da doença, são ocorridas nos pelos dos animais , que vão desde a simples descamação, falha nos pelos, o aparecimento de ulcerações, feridas abertas, coceira excessiva, perda de apetite, perda de peso, irritabilidade.

Como Controlar a Sarna Demodécica ou Sarna Negra

O diagnostico é  feito através de amostras da pele do cão ou com raspagem, onde detecta-se a presença dos parasitas com uso de microscópio,  uma  vez diagnosticado , passa -se  imediatamente  para o tratamento, onde a administração de IVERMECTINA, é a melhor opção, conforme relatos de veterinários especialistas em dermatologia de animais, embora não haja uma cura efetiva, o uso da IVERMECTINA  ministrada na dosagem correta controla as crises advinda da infestação pelos ácaros.

OBSERVAÇÃO: não faça uso da medicação citada  sem uma prescrição de uma veterinário especialista ,para que não haja a possibilidade de morte de seu animal, siga corretamente as orientações prescritas pelo seu veterinário.

Gostou destas dicas sobre Como Controlar a Sarna Demodécica ou Sarna Negra? Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre sarna? Então deixe um comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *