Ivermectina contra Dermatobia Hominis ou Mosca do Berne

Ivermectina contra Dermatobia Hominis ou Mosca do BerneDERMATOBIA HOMINIS, mosca da família OESTRIDAE ou vulgarmente conhecida como mosca do berne , tem 12 MM de comprimento, possui cabeça com parte superior  e olhos marrons avermelhados,parte central castanha, aparelho bucal atrofiado, tórax cinza marrom, abdômen azul metálico,  asas grandes e castanhas.

A MOSCA DO BERNE, tem ciclo de vida, que necessita de hospedeiro para completar o seu desenvolvimento, o ciclo começa  com as pupas que emergem do solo, realizam a copula, e as fêmeas DERMATOBIA HOMINIS capturam insetos em pleno voo e realizam a postura de seus ovos sobre seu abdômen, colocam entre 15 a 20 ovos.

Posteriormente estes insetos pousam em alguns mamíferos  para se alimentar e ou descansar, as larvas que foram grudadas em seu abdômen são estimuladas pelo calor, gás carbônico e odores da pele e suor, do animal hospedeiro, saem e se arrastam ate a pele do animal penetrando-a e começando a parasitação, e o hospedeiro pode ser acometido por vários BERNES de uma só vez.

O BERNE depois de estabelecido na derme, na parte subcutânea, começa sua parasitação, alimentando do tecido vivo do animal parasitado, fica com a parte respiratória (ESPIRACULO), voltada para parte exterior da pele e com a parte anterior BOCA  imersa na frente  na derme.

O período de vida da DERMATOBIA HOMINIS  adulta e de 7 dias, porem quando a o ciclo de parasitação em animais, como em bovinos, pode chegar a ate 120 dias e em humanos ate 30 dias e em pequenos mamíferos ate 45 dias, chegando no terceiro estagio da parasitação as larvas já crescidas abandonam o hospedeiro caindo ao chão onde infiltram-se no solo transformando em pupas, neste estagio as pupas ficam em hibernação durante ate 45 dias e começa novo ciclo.

Para evitar o aparecimento da MOSCA DO BERNE em sua residencia e ou propriedade rual , basta seguir alguns  procedimentos, manter lixos e locais onde os animais vivem sempre limpos, lavar com creolina as instalações onde os animais vivem, dormem, se alimentam, e lactários ( onde e feita a colheita do leite).

Ivermectina contra Dermatobia Hominis ou Mosca do Berne

Porem se já ouve  a parasitação  em algum animal, o mais indicado pelos veterinários é o antiparasitário IVERMECTINA.

A IVERMECTINA, é substancia produzida por um fungo STREPTOMYCES, e é ministrada em animais e humanos, atuando sobre alguns vermes,(ANTI-HELMÌNTCA),e contra larvas de moscas, ácaros, carrapatos, piolhos e outros, sendo usada de forma oral e ou injetável, tendo a duração residual de duas a 4 semanas nos organismos dos animais e ou humanos.

OBSERVAÇÃO : AO  MANIPULAR O PRODUTO SIGA SEMPRE AS ORIENTAÇÕES DOS VETERINÁRIOS, CORRETAMENTE, NÃO MINISTRANDO A IVERMECTINA EM DOSAGENS ALTAS NOS SEUS ANIMAIS, E SIGA AS ORIENTAÇÕES DOS FABRICANTES.

Gostou destas dicas sobre Ivermectina contra Dermatobia Hominis ou Mosca do Berne? Ainda tem dúvidas ou sugestões? Então deixe um comentário abaixo.

Adicionar a favoritos link permanente.

2 Comments

  1. Luiz Edmundo Andrade

    Tenho um cão de pequeno porte,,,ele esta com berne proximo ao anus…dei 1/2 comprimido de Ivermctina…Basta uma unica dose?

  2. Olá Luiz,
    Recomendo que consulte um veterinário, pois isso é coisa séria.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *